O Voo a Vela

A ORIGEM

As primeiras experiências do Voo sem motor, aconteceram no final do século XIX, realizadas inicialmente por Otto Lilienthal. Os aparelhos se assemelhavam mais às asas delta atuais do que propriamente aos planadores. O grande impulso do Voo a Vela ocorreu na Alemanha, quando depois da sofrida derrota na 1º Guerra Mundial, o país viu-se impossibilitado de treinar seus pilotos em aeronaves motorizadas. Sendo assim, os esforços foram concentrados no desenvolvimento de planadores e no estudo das condições atmosféricas.

      

Ainda hoje a Alemanha colhe frutos deste pioneirismo, concentrando alguns dos melhores fabricantes de planadores do mundo e uma frota com mais de 10.000 aeronaves.


O ESPORTE

O Voo a Vela ou voo em planadores ainda é um esporte amador, que reúne mais de 100 mil pilotos em todo planeta. O volovelismo* sua mais nobre atividade nos vôos de distância e velocidade (não desconsiderando também ganho de altura). O planador é a perfeita integração entre homem, máquina e natureza, despertando o espírito de dedicação e companheirismo, uma vez que é quase impossível praticá-lo sozinho. A habilidade e experiência adquiridos na fase de aprendizado são colocados em prática nas provas de velocidade e distância, onde piloto e máquina buscam de seus limites. Atualmente o recorde de distância supera os 2.400 Km (Nova Zelândia); altura é ilimitada, até onde as condições meteorológicas ou o oxigênio** permitirem, em alguns casos podem estar vinculadas a restrições do fabricante. E quanto a velocidade, varia de planador para planador, podendo atingir 300Km/h, com médias superiores a 150 Km/h.

No voo sem motor encontramos o verdadeiro prazer de voar, contando apenas com as forças da natureza e a observação do meio ao redor.

* Termo usado para designar o vôo a vela
**É comum planadores estarem equipados com cilindros de oxigênio

NO BRASIL

O Esporte teve seu inicio na década de 30, através do Aeroclube Politécnico de Planadores. De lá para cá, surgiram muitos aeroclubes de vôo a vela. Temos hoje mais de 45 em atividade formando pilotos (aproximadamente 5000 foram formados no Brasil). A frota de planadores vem crescendo bastante nos últimos anos, contamos atualmente com cerca de 450 aeronaves em todo país.

 

Leia neste site - "Asas da Conquista"

por: Marcelo Torretta

(Uma História Mais Completa Sobre o Vôo a Vela e nosso APP)